Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Porto

A cidade do Porto é fascinante, já foi eleita como o melhor destino da Europa. Uma excelente opção   para se começar uma viagem ao norte de Portugal,  já que existem voos direto do Brasil para lá.


Vocês sabiam que o Vinho do Porto na verdade é cultivado e produzido no Vale do Rio Douro, mas ganhou o nome de “Porto” porque era descarregado nas caves que ficam na cidade (para envelhecer, ser engarrafado e depois exportado). Mas, na verdade, as caves ficam em Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio, e não no Porto como já comentei nos post anteriores. 



A Ribeira é um dos bairros mais antigos, charmosos e tradicionais do Porto, e faz parte do centro histórico da cidade. Nós optamos por vivenciar uma experiencia mais autentica e evitávamos os restaurantes "turísticos". 


Um dos pratos mais conhecidos é a francesinha que consiste em um sanduíche de bife de vaca, presunto, linguiça, salsicha e mortadela, coberto por um ovo frito, queijo. Por cima disso tudo vai um molho picante. Normalmente é servida com batatas fritas. 


Taberna São Pedro

Se tiver tempo inclua algum passeio de barco pelo rio Douro. Assim poderá  ter uma perspectiva diferente da cidade, além de tirar fotos lindas das pontes e edifícios. Nós optamos pelo passeio das 6 pontes, que durou 1h e passou pelas principais pontes do Porto: Dom Luís I, Ponte do Infante e Ponte do Freixo, tem áudio em 16 línguas diferentes que contam a história do lugar e das pontes.



Próximo a igreja dos Clérigos e Torre dos Clérigos se encontra a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau que na minha opnião foi o melhor bolinho de bacalhau, inclusive recheado com queijo da Serra da Estrela. Um dos poucos que foi servido morno, já que todos os outros que provei foram servidos frio. Inclusive as empadinhas de frango, de camarão e assim por diante risos!


Na região da Baixa, a Rua Santa Catarina é o lugar mais tradicional de comércio do Porto, por lá você encontra algumas das melhores lojas da cidade, como Zara, Parfois, H&M, entre outras; muitas lojas de souvenirs e uma infinidade de cafeterias, como o  café Majestic. 


A Livraria Lello ficou absurdamente lotada com filas gigantescas devido as escadarias terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling morou na cidade do Porto.


A fila ia até o fim da rua!

Não deixe de visitar a  Estação de S. Bento que foi considerada pela Travel and Leisure como uma das mais belas 16 estações de caminhos de ferro do mundo. A Sé Catedral, no seu interior é possível visitar o Tesouro da Sé. Está classificada como Monumento Nacional. Já o Palácio da Bolsa foi construído nos meados do séc. XIX em estilo neoclássico. Está classificado como Monumento Nacional e é um dos emblemas mais sonantes do Porto, recebendo anualmente mais de 200 mil visitantes de todo o mundo!


A avenida dos Aliados é um marco da cidade. Desenhada no inicio do séc. XIX, é a principal avenida da cidade do Porto, e o seu nome é justificado pelos Aliados da 1ª Grande Guerra na qual Portugal participou. A avenida é ladeada por edifícios imponentes com fachadas de influência francesa e é um espaço publico onde se fazem grandes comemorações. No topo é fechada pelo edifício da Câmara Municipal.


Como ficamos hospedadas em Vila Nova Gaia no The Yeatman tínhamos essa linda vista da cidade do Porto todas as noites. 


Além do The Yeatman outros hotéis que indico pela localização na cidade do Porto é o Pestana Vintage Porto e o InterContinental. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário