Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 5 de março de 2020

Clos Apalta, Lapostolle - Colchagua

Lapostolle é, sem dúvida, um dos grandes nomes do vinho no Novo Mundo


Lapostolle é o mais francês dos produtores chilenos. A vinícola foi fundada pela francesa Alexandra Marnier e elabora vinhos tintos, brancos e rosés de grande classe e elegância. Em1994, Alexandra Marnier-Lapostolle (um dos mais célebres e influentes enólogos da atualidade) comprou um vinhedo formado predominantemente por vinhas antigas na região de Apalta, no Vale do Colchagua. Neste vinhedo, que hoje é considerado um dos melhores do Chile, iniciou-se o projeto Clos Apalta.



A proposta de Alexandra Marnier é clara: criar vinhos chilenos notáveis misturando a experiência vitivinícola francesa ao terroir do Chile. Para isso, a Lapostolle trabalha em mais de 370 hectares de cultivo e 3 vinhedos distintos, exportando seus vinhos para mais de 60 países.




O terroir do Clos Apalta é único e está situado entre Cordilheiras, no vale de Apalta, na região de Colchagua. Com um solo limoso, bela insolação e temperaturas frescas devido à presença do rio Tinguiririca, as uvas Merlot e Carménère, principalmente, desfrutam de um amadurecimento perfeito. O blend ainda conta com a presença das duas Cabernets (Sauvignon e Franc). O resultado é um vinho macio, encorpado e de belo equilíbrio, recebendo constantemente altíssimas pontuações de especialistas, incluindo a máxima nota de 100 pontos por James Suckling na safra 2015.




Outro belo feito da casa é o Le Petit Clos , segundo vinho do aclamado Clos Apalta, eleito o melhor vinho do mundo pela Wine Spectator, é elaborado nos moldes dos grandes châteaux de Bordeaux. Mas pode ser bebido mais jovem que o grandioso Clos Apalta. 




A vinícola Lapostolle Clos Apalta oferece tours guiados para conhecer o processo de produção de seus vinhos. 



Um diferencial é que a bodega onde a produção dos vinhos é realizada foi construída em uma rocha e todo o processo é feito na vertical, de cima para baixo, através do efeito da gravidade, super interessante.


Depois de conhecermos as etapas de produção dos vinhos Lapostolle, seguimos para a sala de barris para a degustação dos vinhos, que tem um formato oval e possuí luzes que imitam um céu estrelado. Mágico!


É possível também experimentar a gastronomia da casa, pois a vinícola apresenta um restaurante muito famosos e elogiado na Lapostolle Residence. Porém, como o restaurante é pequeno, a prioridade é dada aos hóspedes, e as reservas dependem da disponibilidade naquela data. 


Sala onde degustamos os vinhos! sem dúvida é um dos lugares mais lindos em que já estive na vida.

Um detalhe interessante é que, debaixo da mesa enorme onde fizemos a degustação, descendo essa escada, fica a coleção de vinhos dos donos da vinícola.




Além da produção do vinho, a vinícola também possui um exclusivo e luxuoso hotel, o Clos Apalta Residence. Com pouquíssimos quartos e muito requinte é sem dúvida a opção mais exclusivade hospedagem da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário