Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Onde comer em Jericoacoara

Neste post vou mostrar um pouco da nossa comilança em Jericoacoara no Ceará. A vila tem opções para todos os bolsos. Há, por exemplo, restaurantes mais simples com pratos por R$ 30 para duas pessoas a menu degustação onde a conta pode bater nos 4 dígitos. 

Eu sou apaixonada por café da manhã, na minha opinião é a melhor refeição do dia. Como comentei no post do Hotel Essenza o café da manhã do hotel era servido de forma à la carte. Primeiramente éramos recebidos com uma opção enorme de frutas, fazíamos então nosso pedido das bebidas. Era trazida uma cesta de pães, prato com frios e queijos e alguns pães doces. No cardápio tínhamos a opção de escolher diversos ovos, tapiocas e sanduíches, inclusive opções veganas. 


Eu começava o dia sempre com uma deliciosa água de coco, pão de queijo, frios, ovos e tapiocas! 


Também tivemos o café da manhã flutuante no quarto. 


Provamos diversas porções na piscina do hotel Essenza e minha preferida foi essa de queijo coalho empanado com geleia de tomate. 


A noite mais esperada do hotel Essenza é o jantar menu degustação. Existem duas opções, uma menor e uma mais completa, escolhemos a segunda opção. Tudo estava muito gostoso e bastante farto, mas os pratos demoraram muito para chegar e a lagosta servida não era lagosta, era tamarutaca (conhecida popularmente como barata do mar). 


O Siara Restaurante serve basicamente ao Hotel Essenza e ao Blue Residence mas é aberto ao público. Achei o restaurante super charmoso, chão de areia, bom atendimento e a comida estava muito boa. Local bastante tranquilo seguindo todas as normas de higiene da pandemia. 

Minha massa com frutos do mar!

Muito próximo ao hotel Essenza fomos conhecer o cantinho da Pizza mas confesso que foi uma das pizzas mais insignificantes que já comi. Parecia aqueles discos de pizza pronto de supermercado. 


Chegando na praia pela rua principal você vai encontrar diversas barraquinhas de bebidas. Durante a semana até era divertido tomar um drinque ali (deve ser álcool batizado risos!), me lembrou os baldes com drinque na Tailândia. Mas aos fins de semana o local fica mega abarrotado. 


O restaurante Na Casa Dela possui duas unidades em Jeri, uma de comida regional, e o de comida mediterrânea chamado Na Casa Dela do Beco. Minha massa estava muito boa, feita na casa e recheada de arraia, já o risoto do meu marido passou claramente do ponto. 



Fomos novamente fazer mais uma tentativa por encontrar uma pizza boa em Jeri! A pizza do restaurante Romã  foi eleita a melhor da Vila, inclusive artistas já estiveram por ali! O atendimento foi bom e a comida estava bastante satisfatória, mas nada surpreendente. 


Em um dos dias fomos conhecer o The Alchymist Beach Club, um local bastante legal, divertido e animado. Pedimos algumas porções e tudo estava gostoso. 


O Bistro caiçara foi uma grata surpresa, sem dúvida a melhor refeição que fizemos dentro da Vila! Antes de inaugurar o Bistrô Caiçara, o Chef Apolinário já passou por grandes restaurantes em São Paulo, como o Fasano, Leopoldo e Hotel Meliá! Meu prato foi um robalo com risoto de limão siciliano e o marido foi no clássico cearense camarão dentro do abacaxi. 


Na praia do Preá fomos conhecer o restaurante Sabor do Mar! Uma delicia de lugar, pé na areia, brisa do mar, bom atendimento, comida rústica e deliciosa! 


Já na Lagoa de Tatajuba almoçamos na barraca do Didi. O local é bastante simples, mesas e cadeiras dentro da lagoa, redes para descansar e aquela comida caseira cearense. Baião de dois, camarão, peixe, lagosta, vinagrete e uma farofinha.  


Em Barrinha o restaurante Komakí é fora de série. Sem dúvida o melhor restaurante da viagem. Ele está localizado em uma vila de pescadores que parte dela foi soterrada por dunas móveis, no município de Acaraú/Ce a 20 km ao leste da vila de Jericoacoara. Você pode incluir Barrinha no roteiro lado Leste mas eu indico deixar um dia somente para curtir essa região. Assim poderá desfrutar com mais tempo desse cantinho mais que perfeito.


Marcio, o proprietário, que está sempre ali atendendo os clientes, após adquirir várias experiências gastronômicas pelo mundo, inclusive em cozinhas de Transatlânticos, de restaurantes renomados em São Paulo e em outros lugares, resolveu empreender e investir todo seu conhecimento neste pedaço de Paraíso! 



De entrada pedimos o robalo abaixo! Pedimos também o polvo regado no azeite, lagosta e diversas guarnições. A carta de vinhos também é bastante boa e a tranquilidade do lugar é indescritível. 


No centro da Vila também existem lanchonetes, pastelaria, sorveteria, locais com boas tapiocas e pequenos mercados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário