Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Évora




A partir de Lisboa, o percurso até Évora leva pouco mais de uma hora. São 135 quilômetros seguindo as autoestradas A-2 e A-6. 


Évora, capital do Alto Alentejo, é uma das cidades mais encantadoras e melhor conservadas de Portugal, já que está classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1986 e é denominada como “Cidade-Museu”.


O templo romano de Évora, erroneamente conhecido como Templo de Diana, é considerado como um autêntico símbolo representativo da cidade de Évora. Trata-se de um dos monumentos romanos mais bem conservados tanto de Portugal como de toda a península Ibérica. 


Foi construído no século I d.C. e, apesar de ser conhecido como Templo de Diana, é dedicado ao culto imperial e não à deusa Diana, de acordo com a crença do século XVII.


A Igreja de São Francisco é, sem dúvida, uma das mais belas igrejas de Portugal. É uma igreja de arquitetura gótico-manuelina e foi construída entre os anos de 1480 e 1510. 


O Convento de São Francisco de Évora terá sido a primeira casa da Ordem Franciscana em Portugal, tendo esta sido fundada no século XII. De acordo com os cânones da Regra de São Francisco, a primitiva igreja monástica possuía três naves, com capelas que comunicavam entre si. Neste edifício, foram realizadas cerimónias de grande importância, como por exemplo, o casamento de D. Pedro I com D. Constança Manuel.


A Igreja de São Francisco recebeu o título de Convento do Ouro pela riqueza que tinha sido feita, contrária ao ideal de pobreza e simplicidade praticado pela Ordem Franciscana. Após um  período menos glorioso com a perda da independência de Portugal, em 1580 a Capela dos Ossos foi construída. 


A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. 


Esta mensagem é claramente passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.




Muitos podem achar a Capela dos Ossos assustadora mas eu achei bastante interessante, principalmente pela mensagem. 


Um comentário: