Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Douro

Vale do Douro é uma das regiões mais belas de Portugal e do mundo. Este Patrimônio Mundial continua a ser o local preferido dos turistas que procuram provar o seu vinho mundialmente famoso. 


Comece seu roteiro se hospedando algumas noites na região do Douro para assim conhecer as Quintas e o processo inicial do vinho para depois conhecer as adegas em Vila Nova Gaia no Porto, local onde os vinhos sao armazenados. 


Existem diversas formas para conhecer a região do Douro. Muitas pessoas optam por viagens de barco, já que são uma excelente maneira de vislumbrar a região. As viagens podem variar desde um passeio de uma hora até uma viagem de mais dias. 

Pinhão

Nós passeamos pelas cidades do Pinhão, Regua e Lamengo (Onde visitamos a Nossa Senhora dos Remédios). Visitamos também as Quintas do Seixo (Sandman e Ferreiro), Quinta do Pacheco e Quinta do Tedo.

Quinta do Seixo 

Numa Localização privilegiada na margem sul do rio Douro, entre a cidade da Régua e a Vila do Pinhão, a Quinta do Seixo, com os seus 100 hectares, surge como uma das mais imponentes e tradicionais produtoras de vinho da região do Douro. 

Quinta do Seixo 

É das vinhas velhas, localizadas no coração da Quinta do Seixo, que se extraem as uvas que entrarão nos lotes dos melhores vinhos. Neste sistema tradicional de plantação, podemos encontrar dezenas de castas diferentes, numa mistura única e irrepetível que define esta Quinta e a qualidade dos seus vinhos. 

Quinta do Seixo - Prensa das uvas 

A visita começa com a descida à “The House of Sandeman”, onde conhecemos a região demarcada de vinhos mais antiga do mundo. Também vemos uma amostra das rochas que fazem o chão de onde brotam as uvas serem tão especiais.  Além dos barris, adega e lagares, podemos ver um vídeo sobre a vida na vinha. No final da visita, chegamos a uma bonita sala,  com um bar e a loja da Sandman. Claro que isso tudo com vista panorâmica sobre o rio Douro. É neste local onde poderá fazer as provas dos vinhos.


A adega da Quinta do Seixo é equipada com a mais avançada tecnologia de vinificação, perfeitamente integrada na paisagem e respeitando a tradição na produção de vinhos de grande qualidade. A vanguarda tecnológica é visível desde os tegões, onde é feita a primeira recepção e seleção das uvas na altura das vindimas, até às cubas suspensas de aço inoxidável, facilitando a monitorização de todo o trabalho de vinificação, passando pelos lagares robóticos, onde num movimento ritmado que imita o pé humano é prensada grande parte das uvas, respeitando o mais possível a preciosa matéria-prima.


Já a Quinta do Tedo é completamente diferente. Muito mais rústica e familiar. Esta situada em uma propriedade do século XVIII. 


A visita inclui explicações sobre os vinhedos e pomares de oliva, a produção do vinho do Porto e do vinho Tinto, pisa a pé nos lagares, envelhecimento nas adegas do século XIX, engarrafamento e rotulagem à mão. 


Fizemos também uma rápida parada na Quinta da Pacheca, onde é possível se hospedar e passar as noites dentro de um "barril". Encantador, não é!


A cidade de Lamego é linda, é lá que está localizada a Nossa Senhora dos Remédios. A igreja, de estilo nobre e imponente é um dos lugares mais bonitos da região. O destaque na subida é a fonte Pelican no primeiro patamar, mas o santuário por si só, vale a pena a subida. Sua escadaria tem 686 degraus. 

Foto do nosso guia Carlos Godinho

Almoçamos na cidade de Régua e conhecemos a barragem de Bagauste situada bem próxima a Régua. O Douro era um rio perigoso, muitos perderam a vida, a verdade é que as Barragens que foram construídas fizeram o rio ficar calmo e sereno, perfeitamente navegável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário