Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Cascais e Estoril

O Município de Cascais é formado por 6 freguesias: Alcabideche, Carcavelos, Estoril, Parede, São Domingos de Rana e a própria vila de Cascais, que é a sede do Município.

Está localizado a aproximadamente 30 Km do centro de Lisboa, é conhecida como a Riviera Portuguesa. A vila de Cascais tem muito charme, enseada repleta de palacetes e praias, vem conquistando turistas de todo o mundo.

O nome da vila deriva, muito provavelmente, do substantivo cascal (um amontoado de cascas) referindo-se às conchas e detritos calcários de crustáceos que, eram muito abundantes na pequena vila de pescadores.

O Passeio Dom Luís I é uma das ruas principais da vila. Ela divide o centro histórico, de um lado você encontrará o Largo de Camões, com bares e restaurantes e, do outro, a antiga Rua Direita (agora R. Frederico Arouca).  A rua continua até a praia da Ribeira de Cascais e depois passa a se chamar D. Carlos I. É por ela que você vai caminhar para ir do centro até a Marina e o Palácio da Cidadela.



Estoril, ganhou reputação durante a II Guerra Mundial como um dos refúgios da realeza e de ricos ociosos, e continua a manter as suas pretensões para ser uma “Riviera Portuguesa” com moradias grandiosas e hotéis de luxo.



É em Estoril que nasce o personagem James Bond. Durante a II Guerra Mundial, Portugal assume posição de neutralidade no conflito e vários relatórios americanos chamam Lisboa de “Capital da Espionagem”.



Em 1941, o Ian Fleming fazia parte da Divisão de Inteligência Naval do Reino Unido e tinha por missão observar, no Casino Estoril, o elegante agente britânico Dusko Popov (origem sérvia), que constantemente minou os planos dos nazis e avisou o FBI sobre o ataque de Pearl Harbor que foi ignorado. Anos mais tarde Ian Flemming, escreveria o personagem James Bond. 






Um comentário: