Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Lisboa

Eu já tinha estado em Lisboa mas tinha sido uma passagem rápida pelo país.  Desta vez tentamos conhecer o máximo de Lisboa e de Portugal. Inclusive ficamos hospedados 8 noites no começo da viagem no Tivoli Avenida Liberdade e 3 noites no Pousada Lisboa no final da viagem. 


Como contratamos os serviços de guia/motorista da Portugal Premium Tours conseguimos realizar inúmeros bate e volta desde Lisboa. 


Belém é uma região que reúne inúmeras atrações históricas para Portugal e para o Brasil. Foi de lá que as caravelas de Pedro Álvares Cabral partiram para o nosso país, de onde Vasco da Gama iniciou sua viagem até a Índia e onde fica o Mosteiro dos Jerônimos, construído para simbolizar toda essa era história dos descobrimentos quando Portugal.



A famosa Torre de Belém não podia ficar de fora do nosso roteiro. Ela já foi forte, prisão, alfândega e farol, e hoje é o maior símbolo do país. Originalmente erguida numa ilha no estuário do Tejo, quase no meio do curso do rio, alterações no curso fluvial e aterros a trouxeram junto à margem. Seu estilo típico do estilo manuelino, remete às conquistas no Oriente e traz diversos motivos navais.



Próximo a Torre de Belém se encontra o Monumento dos Descobrimentos localizado também às margens do Rio Tejo . O monumento é um símbolo do passado glorioso que o país teve na época das grandes navegações, sendo uma grande homenagem aos navegadores portugueses e que retrata alguns dos incentivadores, poetas, navegantes e outros personagens que fizeram parte dessa importante história.




No mesmo bairro encontramos a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, conhecido por Palácio de Belém. 



Não deixe de incluir no seu dia em Belém o Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos, é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. Além e ser Patrimônio da Humanidade, o mosteiro também foi eleito em 2007 como uma das sete maravilhas de Portugal. 



Hoje, o Mosteiro dos Jerónimos serve como descanso para Dom Manuel I e seus descendentes, Fernando Pessoa, Vasco da Gama e Luís de Camões. 


As melhores opções de compras em Lisboa se encontram na Avenida Liberdade, Rua Augusta, Chiado, na loja El Corte  Inglés, assim como os shoppings  Vasco da Gama e  Colombo. 


Confesso que achei os shoppings bem básicos e se você não for um aficionado pelas compras pode deixar eles de fora do seu roteiro. 


Já a loja El Corte Inglés me surpreendeu muito, bem diferente do que esperava, acredito que não sejam todas assim. 


A loja el Corte Inglés conta com uma aérea muito bonita de alimentos e vinhos. Se estiver hospedado em algum hotel/apartamento com cozinha é sem dúvida uma excelente opção. 


A região da Praça do Comércio e da Alfama foram minhas regiões preferidas em Lisboa. Durante décadas, foi a porta de Lisboa para o comércio marítimo. A praça foi construída onde estava o Palácio Real antes de ser destruído pelo grande terremoto de 1755. 


A Praça do Comércio é formada por um conjunto de edifícios instalados em três dos seus lados e está aberta do lado sul, olhando ao Tejo. Historicamente ali chegavam os barcos mercantes e essa era a porta de Lisboa.


A região é extremamente turística, lotada de restaurantes e pessoas oferecendo city tours. 



Confesso que depois de um mês almoçando todo os dias em restaurantes locais autênticos portugueses eu já estava desejando uma refeição bem turista! 


Uma ótima opção é ir caminhando desde a praça pela margens do Tejo até o Mercado da Ribeira. 


O Mercado da Ribeira é um lugar super descolado, cheio de ótimas opções gastronômicas. Minha dica é chegue antes do almoço para assim conseguir passear com calma, tirar boas fotos e conseguir uma boa mesa. 


Alfama é o bairro mais tradicional de Lisboa, o mais antigo e na minha opinião o mais bonito. A região está cheia de escadinhas e ruelas pitorescas, onde portinhas singelas podem esconder as melhores casas de fado do país.


Alfama tem mirantes lindos, como o Miradouro de Santa Luzia e Miradouro das Portas do Sol que abriga o célebre Castelo de São Jorge.


O bairro escapou ileso do terremoto de 1755 que devastou parte da cidade. Carros circulam com dificuldade e, em alguns pontos, só se chega a pé. Vá preparado para uma bela caminhada.



Um dos locais mais incríveis de Lisboa é o Castelo de São Jorge. O local já era frequentado por fenícios, gregos e até pelos celtas. Mais tarde também foi estabelecido como ponto estratégico dos romanos, que dominaram a região contra os povos nativos, os lusitanos. Também foi usado pelos povos bárbaros após a queda do Império Romano.



Mas foi no século XI  com a chegada dos mouros responsáveis por criar finalmente uma edificação no local, que originalmente estava mais para uma fortaleza do que para um castelo. Ali era onde ficava o centro militar e político da região, pois era de onde os soldados vigiavam a cidade e onde o alcaide (o governador de Lisboa) morava, comportando também uma cidadela de nobres, a alcáçova.


Durante o século XII os mouros foram expulsos da Península Ibérica pelos cristãos na chamada Reconquista. Com a volta dos cristãos, a monarquia foi constituída e a religião católica reestabelecida, o local recebeu finalmente seu nome atual de Castelo de São Jorge, o santo padroeiro de Portugal. Ao longo dos anos o castelo foi expandido e serviu como moradia aos nobres até o século XVI, quando ele volta a ter sua função militar que durou até o século passado.


A Praça Marquês de Pombal é o centro da Lisboa moderna. Está situada ao lado do Parque Eduardo VII, ao final da Avenida da Liberdade. No centro da praça existe um monumento ao Marquês de Pombal, governador de Lisboa entre 1750 e 1777. Os edifícios que rodeiam a praça são as sedes corporativas de importantes empresas, dos principais bancos portugueses e grandes hotéis das cadeias mais importantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário