Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Paraty

Paraty é um município do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, a mais o menos 250 quilômetros da capital do Rio de Janeiro e a 270 quilômetros de SP. Ela está situada nas cercanias do Trópico de Capricórnio e nela está inserida a Praia de Trindade. 


Acredita-se, porém, que em 1563 o padre Anchieta esteve algumas vezes em Paraty, onde passou por algumas aldeias para tentar um acordo pacífico entre os portugueses e os tupinambás. 


Paraty foi encontrada em 1502 pela metrópole portuguesa. A descoberta do ouro nesta região deu início ao chamado Caminho do Ouro. Naquela época, Paraty era um importante porto de escoamento de ouro e café. Porém, com a criação de rotas alternativas, a cidade ficou isolada e viveu quase um século de estagnação. Esse isolamento garantiu a preservação de seus patrimônios naturais e culturais.


Durante o século XVII a cidade começou a se destacar pela elaboração da popular cachaça, a partir do cultivo intenso da cana-de-açúcar. A produção artesanal se deu em tal escala que a denominação ‘Parati’ era imediatamente associada à aguardente, o que se mantém até hoje.



Mas foi bem depois, na década de 1970, com a construção da rodovia Rio-Santos, que Paraty foi realmente reconhecida. Desde então, o município passou a viver um período de intenso desenvolvimento turístico, econômico e cultural.

Em 2019, A Unesco reconheceu Paraty como patrimônio histórico da humanidade. A cidade é muito pitoresca, com somente  35 mil habitantes, traçada por ruelas que seguem com as características de quando foram construídas no século XVI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário