Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Fábrica de Cortiça - Alentejo

Você sabia que a cortiça que encontramos nas garrafas de vinho (na rolha) vem de uma árvore, chamada o Sobreiro? Podemos encontrar essas árvores por toda a região. 


Desde que é plantada, o Sobreiro demora cerca de 25 anos para que sua casca atinja a espessura ideal para a produção das rolhas. Após a primeira extração de sua casca, a cortiça só atinge novamente a espessura propícia a cada 9 anos.


Por isso sempre vemos os troncos descascados com uma marca de um número que representa o ano que sua casca foi retirada. 


A importância ecológica dessa árvore também é surpreendente. A cortiça é um produto renovável e com extração que não agride a natureza, proporciona também a regulação hidrológica, a proteção do solo, a conservação da biodiversidade das áreas onde é cultivada e retira o carbono da atmosfera.




Existem inúmeros produtos feitos com a cortiça, desde a tradicional rolha de vinho a roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, malas de viagem, enfeites e objetos para casa. Ahhh tudo é vegano!


A gastronomia do Alentejo é incrível, esses bifinhos de porco chamados de secretos são bastante comuns, assim como o tradicional bacalhau. 





Um comentário: