Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Convento de Cristo - Castelo dos Templários

Convento de Cristo, em Tomar, na região de Ribatejo, foi erguido em 1160 pelos cavaleiros da Ordem dos Templários, à qual pertenceu Pedro Álvares Cabral.




Foi em 1420, que o Infante D. Henrique transformou a casa militar em um convento, introduzindo temas e assuntos religiosos na Ordem de Cristo. Em 1529, D. João III ordenou que reformassem a Ordem de Cristo, que em seguida se transformou em uma ordem de clausura.



Como o convento foi construído em vários séculos, os estilos arquitetônicos refletem a arquitetura de cada época, tendo portanto vários detalhes de diferentes períodos. Se destacam elementos góticos, maneiristas, românicos, barrocos, renascentistas e manuelinos.



Mas uma das partes mais importantes e diferentes é a Charola do século XII, onde era o Oratório dos Templários. Ela é baseada na Rotunda do Santo Sepulcro de Jerusalém, mas foi adaptada por D. Henrique.




Em 1983 a UNESCO declarou monumento "Património da Humanidade" uma jóia ímpar da história do Ocidente: o Castelo Templário e Convento dos Cavaleiros de Cristo de Tomar.


Os horários de visita ao Convento são de outubro a maio das 9h às 17 h 30 min e de junho a setembro das 9h às 18 h 30 min. A entrada custa 6€ e as crianças até 12 anos não pagam. No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário