Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Pousada Literária de Paraty

Paraty reúne inúmeras opções de hospedagens. Desde pequenas pousadas, bed and breakfast, pousadas de luxo e até alugueis por temporada. Nós escolhemos a famosa e renomada Pousada Literária de Paraty. 


Ela está localizada no coração do Centro Histórico de Paraty, a Pousada reúne a tradição colonial e cultural da cidade em um ambiente sofisticado e relaxante. Cercada pela riqueza natural da Mata Atlântica e a vastidão do mar, a Pousada ocupa um casarão colonial totalmente restaurado.


A localização da pousada é a espetacular. A poucos passos de lojas e dos melhores restaurantes. Podemos fazer todos os pontos turísticos caminhando, inclusive chegar ao Cais, localizado a 600 metros.



A biblioteca da Pousada Literária de Paraty, conta com uma coleção de mais de 1500 livros e filmes, foi escolhida como a sede oficial da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty). A pousada antigamente se chamava Coxixo e possuía uma ilustre proprietária, Maria Della Costa, que após anos de sucesso no teatro brasileiro, decidiu se mudar para Paraty e, em um antigo casarão, poder receber amigos e visitantes.



Adquirida anos depois por um casal empreendedor, os quais ganharam fama na administração hoteleira de alta qualidade, a pousada mudou o nome para Literária e ganhou muito luxo e conforto. 



O café da manhã estava sendo servido à la carte em forma de menu degustação. Todos os itens normalmente servidos no buffet do café da manhã eram levados a mesa. 



Omeletes, ovo pochet, benedito, waffles, pão de queijo, frutas, iogurte e muito mais com altíssima qualidade. Grande parte dos produtos servidos na pousada vem diretamente da fazenda Bananal,  originária do século XVI, localizada a apenas 10 minutos. Com o lema “Farm-to-Table”, oferecem produtos orgânicos, colhidos e produzidos no mesmo local. 



Todas as acomodações da Pousada Literária têm ar-condicionado e foram decoradas e remodeladas pela Jacobsen Arquitetura. As comodidades também incluem uma TV de LCD a cabo, ventilador de teto, cofre e frigobar, além de camas king-size. As suítes dispõem ainda de uma TV de 46'' e lençóis de 600 fios.


Algumas casas vizinhas foram compradas e hoje fazem parte da propriedade. No total são 13 apartamentos, nove suítes, duas vilas (Paraty Mirim e Trindade) e uma casa, a Aurora, que comporta até 6 pessoas. Não em vão, já que é a única pousada na cidade com 39ª chancela Virtuoso, que reúne hospedagens de luxo ao redor do mundo.


A Gastronomia da Pousada Literária é excelente. Seu restaurante, o Quintal das Letras,  prioriza a tradicional culinária caiçara, com o conceito farm to table (da fazenda à mesa).  Os ingredientes chegam diariamente vindos da Fazenda Bananal. 


O atendimento foi maravilhoso, todos os funcionários muito atentos, educados e prestativos. Devido a pandemia todos os itens do quarto como controle remoto, chave, amenities estavam lacrados em saquinhos. O Check-in podia ser feito pelo telefone de dentro do quarto e os cardápios podiam ser lidos pelos Qr codes. 


A capacidade do hotel estava reduzida e havia distanciamento entre todas as mesas, cadeiras e espreguiçadeiras da piscina. 


A piscina é climatizada, sendo possível aproveitar perfeitamente um banho relaxante mesmo em pleno inverno. 


A tarefa de decidir a melhor época para ir a Paraty não é das mais simples. A cidade recebe vários eventos culturais ao longo do ano, sofre com a chuva no verão, o Centro Histórico alaga com uma certa frequência, é constante a queda de energia e tudo estará mais caro. Nos meses de férias escolares e feriados a cidade fica muito cheia. No inverno a cidade também fica bastante movimentada durante o evento da Festa Literária Internacional e as temperaturas podem ser amenas, deixando a temperatura da água mais fria. Mas confesso que achei a temperatura da água bastante suportável nessa época invernal.  


A primavera é a estação ideal para quem quer fugir da chuva, do frio e dos preços elevados da alta temporada, especialmente nos meses de setembro e outubro. A temperatura começa a subir e as chuvas de verão ainda não chegaram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário