Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Casa Museu José Maria Da Fonseca Vinhos




A Casa Museu José Maria Da Fonseca Vinhos está localizada na região do Azeitão, entre Setubal e Sesimbra, bem próximo do Portinho da Arrábida uma das mais belas praias portuguesas. 


José Maria da Fonseca foi um visionário que, em 1834, deu os primeiros passos na criação daquela que é hoje considerada um autêntico império vinícola português. Do primeiro vinho a ser engarrafado em Portugal a um dos vinhos estrangeiros mais vendidos mundo.


Da Periquita ao Moscatel, a família produz o melhor do Enoturismo português, produzindo 6,5 milhões de litros de vinho por ano. E é, por isso, considerada o maior centro de vinificação de Portugal.



A visita guiada demora cerca de 45 minutos e é uma verdadeira aula sobre a história da família. Ela começa na linda casa onde viveu a família de José Maria da Fonseca. O lindo edifício foi construído no Século XIX e, posteriormente, restaurado pelo arquiteto Suíço Ernesto Korrodi. 




A visita continua pelos jardins e posteriormente na Adega da Mata – também conhecida como Adega da Periquita – pois é lá que estagia o vinho Periquita, nada mais nada menos do que a marca mais antiga de vinho de mesa em Portugal.

Ao fundo da Adega dos Teares Velhos há uma sala muito especial. É lá que está guardado o maior tesouro da família, uma coleção privada de vinho Moscatel. Sem dúvida, uma coleção única deste tipo de vinho no mundo. A coleção contém 34.000 garrafas de moscatel e mais de 100 colheitas diferentes. A cada ano é guardado um casco de 600 litros, assim como mais 60 garrafas de cada tipo de moscatel. As garrafas mais antigas da coleção datam de 1880 e as mais recentes são de 1983, ano em que se percebeu que não havia mais espaço na adega. Assim sendo, a partir de 1984, a família teve que passar a armazenar as garrafas em outro lugar.


O tour termina em uma linda sala  junto a uma lojinha onde podemos realizar provas e degustações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário