Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

terça-feira, 17 de março de 2020

Concha y Toro

A Concha y Toro fica a 30 km da capital do Chile. Como tínhamos alugado carro acabamos indo de forma independente. O trajeto de transporte público dura cerca de 1 hora e meia. Você precisa descer na estação Las Mercedes, da linha 4-azul do metrô, e de lá pegar um dos dois ônibus que vão até perto da vinícola e andar mais 1,5 km, ou então fazer essa última parte de táxi.


Foi em 1883 que Don Melchor de Concha y Toro, um político e empresário chileno fundou a vinícola. Já nos anos 50, 60 e 90, a marca passou por um grande processo de modernização e expansão. Eles adquiriram terras em diversas partes do Chile e de outros países, como a Argentina. Hoje a Conha y Toro possui a maior quantidade de terrenos plantados para a produção de vinho no mundo. 


Existem diversos tours, nós escolhemos o tour Casillero Del Diablo. O tour começa por um passeio pelo lindo jardim da propriedade, onde vemos a parte de fora da casa de veraneio do século 19 da família Concha y Toro. Depois disso vamos conhecer as parreiras e as variedades das uvas.


Aqui no Brasil os vinhos mais conhecidos são o Grand Reserva e Casillero del Diablo mas a viña conta com inúmeros rótulos, alguns premiados, entre eles Marques de Casa Concha, Don Melchor e Almaviva. 



As primeiras degustações são feitas no jardim, seguimos então para a adega Casillero Del Diablo, onde faremos outras degustações. 



A parte mais interessante do tour é conhecer e ouvir a lenda da adega Casillero del Diablo. Para guardar os vinhos mais especiais, o empresário mandou construir uma cave subterrânea. Ali, em condições ideais de temperatura e umidade, ele escondia as bebidas que selecionara para o seu deleite. Logo os empregados da propriedade souberam que ali estavam os melhores dos melhores e, como ninguém é de ferro, garrafas começaram a desaparecer.



Furioso com os sucessivos sumiços, Don Melchor espalhou, ardilosamente, um boato de que o próprio diabo vivia dentro daquele casillero, assombrando o lugar. Em princípio, ninguém levou muita fé na história, mas os ruídos próprios de um local subterrâneo e ermo ajudaram a dar veracidade ao relato. 


Bastou que um ou dois empregados vissem sombras e ouvissem barulhos no local para que o rumor se espalhasse. Em pouco tempo, ninguém mais se atrevia a tirar um só vinho daquela cave, que ficou conhecida como Casillero del Diablo.



O tour inclui essa taça na qual fizemos as degustações como souvenir. Para alguns tours como a exclusiva experiência Don Melchor, conhecendo como nasce o Cabernet Sauvignon ícone do Alto Maipo é necessário reserva previa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário