Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Aveiro e Costa Nova

Conhecida popularmente como “Veneza Portuguesa”, Aveiro é uma cidade linda que vale a pena ser conhecida. 


Está localizada a pouco mais de 75 km do Porto e 255 km de Lisboa. O cenário natural se formou no século 16, quando o mar recuou e o Rio Vouga passou a se ramificar em milhares de canais antes de chegar à cidade, desenhando ilhotas a caminho do mar. 


As antigas embarcações foram criadas para recolher das águas o moliço, planta usada como fertilizante agrícola. Hoje, percorrem suavemente os canais mostrando os encantos da cidade aos turistas. 


Passeio de Barco Moliceiro tem a duração de 45 minutos e permite-lhe conhecer o Canal Central, o Canal das Pirâmides, o Canal do Cojo e ainda o Canal de São Roque. Os valores se não me enganam giram em torno dos 10€. 



Não deixe de provar os ovos moles, doce tradicional da cidade, feito com ovos e açúcar que são vendidos em barricas de madeira ou envoltos numa crosta de massa de hóstia com diversos formatos.


Seguimos para a Costa Nova onde paramos no Farol da Barra, ele é o maior farol de Portugal. Fica localizado na praia da Barra, freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

.
Ílhavo é a sede da porcelana Vista Alegre e o mais importante porto bacalhoeiro português, onde encontra-se atualmente a totalidade da frota nacional.


Costa Nova se destaca pelas pinturas geométricas das fachadas dos “palheiros”,  antigos armazéns dos pescadores da região transformados em encantadoras casas de veraneio. 



Estas casas também eram usados como armazéns de salga da sardinha


O almoço esse dia foi arroz de polvo, polvo frito e leitão na churrascaria Rocha em Mealhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário