Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Bósnia Herzegovina

A Bósnia Herzegovina, parte da antiga Ioguslávia foi outro país que visitamos partindo de Dubrovnik na Croácia. Durante os anos de 1992 a 1995, o país foi palco dos mais violentos conflitos. Os confrontos provocaram cerca de 200 mil mortes e aproximadamente 2,5 milhões de refugiados.


O Estado foi dividido em duas entidades: a República Sérvia (49% do território) e a Federação da Bósnia, muçulmano-croata (51%). Assim que cruzamos a fronteira da Croácia com a Bósnia notamos nitidamente as diferenças culturais, geográficas e religiosas.


Nossa primeira parada foi na cidade Pocitelj, localizada a 30 km de Mostar. A bela cidade medieval é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, chamada de "Cidade de Pedra”, Pocitelj é uma vila otomana fortificada. 


Seguimos então para a cidade de Mostar, uma cidade realmente charmosa. Vale muito a pena se perder por suas vielas cheias de lojinhas e restaurantes. A influencia turca é bastante forte nessa parte do país, tanto nos produtos oferecidos pelo comércio como nos restaurantes. 


O marco da cidade é a Ponte Stari Most, ou Ponte Velha, localizada sobre o rio Neretva. Ela foi destruída durante a Guerra da Bósnia e reconstruída em 2004, sendo um símbolo da união dos povos do país e da paz.


Uma das atrações da Ponte é assistir pessoas saltando do seu ponto mais alto, em troca é claro de algumas gorjetas. 


Seguimos para Medugorje, um dos lugares mais visitados por peregrinos da Europa. Está vila ficou mundialmente conhecida em 1981, com aparições da Virgem Maria a seis crianças nascidas nos arredores da localidade. O lugar realmente é cheio de emoções. 


Antes de terminar nosso dia paramos nas incríveis cachoeiras Kravice! O local é incrível e a paisagem impressiona. As cachoeiras provém do Rio Trebižat e são contornadas por tufos, tipo de calcário esponjoso resultante da decomposição de vegetais. A maior cachoeira tem 25 metros de altura e foi declarada fenômeno natural que está sob a proteção do Estado da Bósnia e Herzegovina.



As cachoeiras são frequentadas por locais e turistas dos países vizinhos. É muito comum encontrar muçulmanos, mulheres banhando-se de burca, mas também pessoas com roupas de banho normais.

O local conta com bastante infraestrutura. Existem banheiros, restaurantes e claro alguns animais selvagens como cobras banhando-se! Sim eu dei de cara com uma dentro da água. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário