Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Nazaré

Nazaré é uma típica vila portuguesa com uma localização excepcional, de frente para uma praia de areia fina, localizado a cerca de 100 quilómetros a norte de Lisboa e 230 km a sul do Porto. Esta vila é considerada por muitos a mais típica do país, e a sua beleza apaixona todos que a visitam. 



Por conta de suas ondas gigantes, Nazaré se tornou palco dos maiores campeonatos mundiais de surf. Em novembro de 2011, Nazaré foi recorde mundial da maior onda já surfada. O recorde foi batido pelo surfista norte-americano Garret McNamara, na Praia do Norte.


Não deixe de fora do seu roteiro o Miradouro do Suberco, a 110 metros de altitude, com uma vista magnífica da praia e da cidade.



Na mesma praça do Miradouro se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e a Capela de Nossa Senhora da Nazaré (ou Ermida da Memória).


A capela fica bem na beira do mirante, tendo uma única e pequena janela com a vista da praia. É toda coberta, por dentro, com os típicos azulejos portugueses.


Conta a Lenda da Nazaré que, na manhã de 14 de setembro de 1182, encontrando-se a região em paz com os mouros, D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, andava à caça nas suas terras, desporto de sua especial predilecção, quando avistou um veado, e começou a persegui-lo, seguido pelos seus companheiros.
Durante a caçada, o veado (na versão popular uma materialização do próprio demónio) dirigiu-se para o litoral em direcção a uma falésia no Sítio da Nazaré. De súbito, ficou tudo encoberto por um denso nevoeiro que se levantava do mar. Quando o cavaleiro se deu conta de estar no topo da falésia, em perigo de morte, reconheceu estar ao lado da gruta onde se venerava uma pequena imagem de nossa Senhora com o Menino e rogou, num grito desesperado, à Virgem Maria: “Senhora, valei-me!”. Imediata e milagrosamente, o cavalo estacou fincando as patas no bico rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada de morte certa, enquanto que o veado se precipitava até ao Oceano, mais de cem metros abaixo.
Em preito de gratidão, o nobre cavaleiro mandou chamar pedreiros e permaneceu no local até começar a ser erigida sobre a gruta, em memória do milagre, uma pequena capela, a Capela da Memória, para ali passar a estar exposta, à veneração dos fiéis, a milagrosa imagem de origem desconhecida. Quando os pedreiros desfizeram o altar existente na gruta, encontraram um cofre em marfim, contendo algumas relíquias e um pergaminho no qual se relatava a história da pequena imagem esculpida em madeira, representando uma Virgem Negra sentada, a amamentar o Menino.” (FONTE)

A gastronomia nazarena é caracterizada pelos seus pratos de peixe e marisco de diversas espécies e formas de preparação, destacando-se a Caldeirada (vários tipos de peixe cozido), o peixe fresco grelhado a típica Massa de peixe (sopa de peixe com macarrão). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário