Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Guimarães

Guimarães é uma cidade histórica e muito charmosa, que proporciona uma ótimo passeio de um dia a partir da cidade do Porto.

A igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos 
e a bela avenida do Largo da República do Brasil

É considerada a cidade berço de Portugal porque aqui nasceu Afonso Henriques que viria a ser o primeiro rei de Portugal.


O centro histórico de Guimarães, a zona que ficava dentro de muralhas, foi classificado Património Mundial pela Unesco.


O Convento de Santa Clara de Assis foi construído no século XVI por ordem de Baltazar de Andrade, cônego-mestre da colegiada de Guimarães. Fundado em 1553, foi um dos conventos mais importantes e ricos de Guimarães. Ele se tornou famoso pelos doces deliciosos que as freiras confeccionavam e vendiam.


Os doces conventuais lá produzidos ficaram tão famosos que as receitas de muitos deles perduram nos cardápios das melhores e mais tradicionais confeitarias da cidade. Entre eles se destacam o toucinho do céu e as tortas de Guimarães. Meu Deus que emoção! O doce que mais representa minha família tem uma história e tanto.


Desde 1975, e na sequência da Revolução de 25 de abril de 1974, que instaurou a democracia em Portugal, o edifício do convento deixou de ter funções religiosas, passando a ser ocupado pela Prefeitura de Guimarães (ou Câmara Municipal, como em Portugal é conhecido o poder executivo municipal). 


O Castelo Guimarães é um dos principais castelos da época da Reconquista Portuguesa, pois foi o primeiro Castelo a abrigar a corte de Dom Afonso Henrique, Conde de Portugal e primeiro "Rei" Português. Seu objetivo era proteger a vila e o Monastério, dos ataques dos normandos e dos muçulmanos.



Muitos turistas incluem no mesmo dia de passeio a cidade de Braga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário