Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Chichen Itza e Cenote Ik Kil

Para chegar em Chichen Itza você pode optar por uma excursão desde seu hotel, um tour privado ou carro alugado. Acho que só fiz esse passeio de excursão na primeira vez em que estive no México em 1996, quando tinha 16 anos! 


Eu recomendo que você saia de Cancun o mais cedo possível para evitar o calor excessivo e as multidões que estarão chegando ao longo do dia em enormes grupos de excursões. O sítio arqueológico abre das 8:00 AM as 17:00 PM e custa 70 pesos mexicanos. É recomendável contratar um guia no local para poder entender melhor a história maia. 


O México é o sexto país com o maior número de locais nomeados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Entre eles está Chichén Itzá, no estado de Yucatán, cidade que se tornou a quinta das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.



Chichén Itzá foi a capital do povo maia. A construção mais impactante é a pirâmide principal chamada de El Castillo, também conhecida como a Pirâmide de Kukulcán.  Ele é o templo principal, onde duas vezes por ano, no solstício e equinócio  sombras reproduzem a imagem de Kukulcán, a serpente plumada. Sua construção é magnífica e impressionante.  




Neste espaço aberto podemos ver alguns aros na parede. Eles são os gols do famoso esporte da época. Chamado de “pok-ta-pok” pelos maias, de “ullamaliztli” pelos astecas e de “juego de pelota” pelos conquistadores espanhóis. 


O jogo de bola mesoamericano foi o mais importante esporte ritualístico das antigas civilizações da Mesoamérica. Poderia durar dias, quase sempre terminava com o sacrifício do capitão ou de toda equipe. 



Existem alguns hotéis na região, caso prefira dedicar mais tempo à cultura maia. O Hotel & Bungalows Mayaland é uma propriedade situada no meio da selva maia perto das ruínas arqueológicas de Chichen Itza. Construído em 1923, ele tem um estilo Old Yucatan e já recebeu nomes famosos como a Princesa Diana e Luciano Pavarotti. 


Parte do resort Mayaland, o Lodge at Chichen Itza oferece bangalôs mais ​​rústicos, equipados com televisões, minibar, chá, café, lindas varandas e banheiras de hidromassagem. A proximidade com as ruínas de Chichen Itza fazem dele um hotel muito especial. Ele conta com sua própria entrada privada para o sítio arqueológico.


A palavra Cenote vem da palavra maia Dzonot, que significa poço ou buraco, ou seja, são grandes piscinas naturais com águas límpidas e cristalinas que proveem de rios subterrâneos  ao longo de milhares de anos, formados pela água da chuva. Para os maias, os cenotes tinham um grande significado, pois era dali que vinha a água que abastecia suas cidades. 

Cenote Sagrado de Chichen Itza

Alguns cenotes tinham apelo religioso, pois para os maias essas cavernas eram sagradas. Eram chamados de cenotes sagrados. Esses cenotes eram utilizados no sacrifício humano ao deus da chuva, as vítimas e seus objetos eram lançados nessas águas. Foram encontrados nesses poços inúmeros esqueletos humanos e objetos valiosos. 




Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes, o mais famoso é o de Ik Kil. Localizado no parque de mesmo nome, próximo a cidade arqueológica maia de Chichén Itzá. Situado a 26 metros abaixo do nível do solo, o cenote possui 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. Suas paredes rochosas são formadas por uma exuberante vegetação verde.


Em dias ensolarados, o cenote Ik Kil  recebe a luz direta do sol, tornando-o incrivelmente mais azul. O cenote situa-se a três quilômetros do sítio arqueológico de Chichén Itzá, que está a 200 quilômetros de Cancún

No caminho entre Cancun e Chichen Itza se encontra a cidade de Valladolid. É uma ótima opção para almoçar e conhecer um pouco do interior mexicano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário